Tratamento periodontite crônica
A periodontite crônica é caracterizada como a inflamação do periodonto (gengiva) que tem a função de proteger o osso alveolar e o ligamento periodontal. Existem diversas fases de doença periodontal: a gengivite; a periodontite; a periodontite em estágio avançado. Se for descoberta no início,o tratamento periodontite crônica tem grandes chances de ser bem sucedido, caso esteja mais avançada, alguns procedimentos podem ser necessários.
Tipos de periodontite
Crônica: O tipo de tratamento periodontite crônica apresenta a destruição do ligamento periodontal e do osso alveolar (osso responsável pela sustentação dos dentes). Isso ocorre como consequência da presença de tártaro. Esse tipo de tratamento periodontite crônica pode ser local ou generalizada.
Agressiva: Afeta pacientes saudáveis e sem comprometimento sistêmicos. A quantidade de placa e a presença de tártaro não refletem o tamanho do prejuízo real, a progressão acontece de forma muito rápida. Esse tipo de tratamento periodontite crônica pode ser dividida em localizada e generalizada. O tipo de periodontite agressiva é mais comuns entre crianças (de 11 a 13 anos).
Ulcerativa necrosante: Sendo o tipo mais grave de periodontite, nesse caso a evolução acontece muito rápido e, com isso, os ossos e ligamentos são irreversivelmente comprometidos. É muito comum em portadores de HIV e frequentes consumidores de álcool e tabaco.
Sintomas e prevenção
Mau hálito;
Aftas;
Sangramentos nas gengivas;
Presença de tártaro;
Recessão da gengiva;
Mobilidade dos dentes;
Presença de gosto azedo na boca;
Mudanças na textura da gengiva;
Alterações na mordida;
Vermelhidão e inchaço da gengiva.
A melhor forma de evitar o tratamento periodontite crônica é através de uma boa higienização bucal diária. Aliás, realizar a escovação de forma correta pode evitar inúmeros outros problemas odontológicos. O uso de alguns materiais específicos pode auxiliar em uma melhor escovação.
Utilizar uma escova de cabeça pequena e com cerdas macias pode ajudar na escovação de pontos de difícil alcance, outra possibilidade é o uso de escova interdental. O fio dental também é indispensável para limpar os restos de alimentos que ficam entre os dentes, isso evitará o acúmulo de bactérias. A indicação do material ideal para auxiliar no tratamento de cada caso pode ser feita por um profissional da área.