Tratamento para gengivite
As doenças periodontais consistem na inflamação da gengiva, elas são causadas principalmente pelo acúmulo de bactérias que forma a placa bacteriana. As causas também podem ter procedência genética ou ocorrer devido ao uso de determinados medicamentos (que podem causar efeitos colaterais e resultar em inflamação). Essas doenças podem ser divididas em estágio de acordo com o grau de prejuízos causados. O primeiro estágio é a gengivite, depois a periodontite e por último a periodontite avançada.
Causas da gengivite
O tratamento para gengivite é a primeira fase da doença periodontal, que é basicamente a inflamação e infecção que provoca alterações nos tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes (gengivas, ligamento periodontal e osso alveolar). A gengivite geralmente é consequência do acúmulo de bactérias e resíduos alimentares localizados entre os dentes. Esse tipo de tratamento para gengivite pode ser identificado facilmente e no início tem um aspecto grudento e pastoso. Quando o tratamento para gengivite não é feito de forma correta pode ocorrer a formação do tártaro, nesse caso o tratamento para gengivite passou a ser uma periodontite.
Além disso, existem alguns outros fatores que podem influenciar na necessidade de tratamento para gengivite como realizar a escovação excessiva ou colocar muita pressão durante esse processo ou ao passar fio dental. A maioria dos casos a periodontite surge diante da presença de placa bacteriana, mas, existem algumas condições que facilitam a obtenção da doença na gengiva periodontite:
- Ter diabetes;
- Tabagismo;
- Ser portador de Síndrome de Down;
- Leucopenia;
- Portador de Aids;
- Períodos de alterações hormonais (gravidez e menopausa).
Tratamento
É importante não adiar a ida ao dentista, caso perceba algum dos sintomas, um dentista deve ser procurado imediatamente. Durante a consulta o especialista fará perguntas padrões a respeito de sua saúde e se faz uso de algum medicamento. Também podem ser solicitados exame físico, inspeção dos tecidos presentes na boca, radiografias e tomografias.
Além de problemas estéticos e de causar um desconforto e dificuldades ao mastigar, podem ser desenvolvidos problemas graves na articulação. Portanto, o dentista irá indicar ao paciente alguns truques para melhorar a escovação além de realizar uma limpeza profunda. Em casos mais graves, podem ser indicados antibióticos.