Tratamento de gengiva
O tratamento de gengiva pode ser necessário quando há a presença de doenças periodontais, que geralmente surgem com a piora da gengivite (inflamação do tratamento de gengiva), cuja principal causa é o acúmulo de placa bacteriana. O fator mais comum que gera a periodontite é má escovação dentária, uma boa higienização bucal pode prevenir inúmeros problemas odontológicos. As causas da periodontite também podem ter procedência genética ou ocorrer devido ao uso de medicamentos, já que alguns remédios causam efeitos colaterais que podem facilitar na inflamação.
Quando essa doença é elevada ao nível de periodontite, significa que as estruturas ósseas que sustentam os dentes (osso alveolar) foram atingidas. O problema é que essa doença na gengiva causa a degeneração da membrana, a movimentação dos dentes e uma possível formação de espaços entre os dentes e as gengivas. O tratamento de gengiva afeta 9 de 10 pessoas adultas, no caso de crianças, a presença do tratamento de gengiva é mais raro.
Como já mencionado, na maioria dos casos a periodontite surge diante da presença de placa bacteriana, mas, existem algumas condições que facilitam a obtenção da doença que precisa de tratamento de gengiva:
- Ter diabetes;
- Tabagismo;
- Ser portador de Síndrome de Down;
- Leucopenia;
- Portador de Aids;
- Estar grávida (períodos de alteração hormonal).
Sintomas
Alguns sinais sintomas estarão presentes na gengiva, como: inchaço, vermelhidão e sangramentos durante a escovação, dores, mau hálito e a formação de pus. Também pode a mobilidade dos dentes, retração da gengiva e incômodos. O maior problema é que em alguns casos o tratamento de gengiva chega de forma silenciosa, sem apresentar sintomas, e isso é muito perigoso porque pode ser tarde demais quando for descoberto.
Tratamento
É importante não adiar a ida ao dentista, caso perceba algum dos sintomas, um dentista deve ser procurado imediatamente. Durante a consulta o especialista fará perguntas padrões a respeito de sua saúde e se faz administração de algum medicamento. Também podem ser solicitados exames físicos, radiografias, tomografias e inspeção dos tecidos presentes na boca.
Somente o dentista poderá indicar ao pacientes alguns truques para melhorar a escovação além da limpeza feita pelo mesmo. Em casos mais graves, podem ser necessários antibióticos. Além de problemas estéticos e de causar um desconforto e dificuldades ao mastigar, podem ser desenvolvidos problemas graves na articulação.