Tratado de periodontia clínica e implantologia oral
A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e por realizar tratamentos das doenças que ocorrem na gengiva, responsável pela sustentação e proteção dos dentes. O tratado de periodontia clínica e implantologia oral é uma infecção causada por bactérias que resulta na formação da bolsa periodontal, nela está presente o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
O tratamento das doenças periodontais
A doença periodontal é um dos fatores que gera maior perda dentária nos adultos, o tratado de periodontia clínica e implantologia oral pode auxiliar no tratamento desse problema, que é causado principalmente pela má higienização bucal. Para tratar desse tipo de doença através do tratado de periodontia clínica e implantologia oral deve ser realizada a remoção da placa bacteriana por meio de raspagem e alisamento das raízes dentárias.
Caso essa primeira tentativa de tratado de periodontia clínica e implantologia oral não funcione, pode ser necessária a realização de uma cirurgia. Além de causar problemas que afetem a saúde do paciente esse problema traz grandes prejuízos estéticos, e esse é o motivo pelo qual a maioria dos pacientes decide procurar a ajuda de um periodontista, os principais prejuízos são:
- Deslocamento dos dentes;
- Retração gengival;
- Dentes com características mais alongadas.
Quando é necessário realizar a implantologia oral?
Quando as doenças periodontais atingem um estágio muito avançado, pode ser que sejam causados prejuízos irreversíveis. O tratado de periodontia clínica e implantologia oral tem como função realizar a substituição de dentes perdidos graças a presença de doenças periodontais.
Os implantes são colocados porque deixar um buraco desdentado pode fazer com que os dentes se movam (numa tentativa de ocupar o espaço deixado) e isso pode afetar na mordida e mastigação, sem mencionar os prejuízos gerados à estética.
O tratado de periodontia clínica e implantologia oral é colocado para substituir a função realizada pela raiz de um dente natural, portanto o implante pode ser chamado de “raiz artificial”. É possível realizar a colocação de um ou mais implantes, caso haja a perda de todos os dentes é possível que seja necessário a colocação de uma prótese dentária.