Os tecidos periodontais
O ligamento periodontal é uma estrutura composta por tecidos periodontais e conjuntivos ricos em células e vasos. Ele se situa entre o osso alveolar e o cemento e executa a função de unir os dentes aos maxilares (que lhes dão suporte) através das fibras e tecidos periodontais.
A espessura do ligamento periodontal é de aproximadamente 0,25 milímetros e graças a esse ligamento é possível que sejam realizadas a absorção e distribuição de esforços realizados durante a mastigação. Dentre as principais funções exercidas pelos tecidos periodontais estão: sustentar os dentes, transmitir as forças oclusais do osso, inserir os dentes ao osso, realizar a manutenção dos tecidos gengivais em relação aos dentes e ajudar na resistência protegendo de impactos causados por traumas.
Funções realizadas pelo tecido
As principais funções físicas dos tecidos periodontais são as seguintes: sustentação, transmissão das forças oclusais do osso, inserção dos dentes no osso, manutenção dos tecidos gengivais em suas relações adequadas com os dentes, resistência ao impacto das forças oclusais (absorção do choque) e provisão do "envoltório" de tecido mole para proteger os vasos e nervos das lesões produzidas pelas forças mecânicas. Além disso, outras fatores que dependem dos tecidos periodontais são:
- Funções sensoriais;
- Funções nutritivas;
- Funções homeostática.
A importância das fibras
Os feixes de fibra são elementos de muita importância para que os tecidos periodontais possam realizar suas funções de forma eficaz. Existe uma grande variedade de células e tecidos periodontais presentes no ligamento, as principais são: células mesenquimais, plasmócitos, mastócitos, osteoblastos, osteoclastos e principalmente os fibroblastos, que é a célula de maior importância pois ajuda na renovação do tecido.
Quais são os principais grupos de fibras presentes nos tecidos periodontais?
- Grupo da crista alveolar: Fica logo abaixo da junção amelo cementária, une-se ao cemento;
- Grupo apical: Localiza-se ao redor do ápice da raiz;
- Grupo oblíquo: Possui maior quantidade de ligamentos;
- Grupo horizontal: situado paralelo ao grupo da crista alveolar;
- Grupo inter-radicular: Situado entre as raízes dos dentes.
O ligamento periodontal está muito ligado aos tecidos periodontais e conjuntivos, porque é por meio deles que as células podem realizar algumas funções básicas como o transporte de água e nutrientes. Inseridas no tecido conjuntivo estão as fibras colágenas, elas são importantes para constituir componentes presentes nos tecidos periodontais.