Os tecidos de sustentação
Os tecidos de sustentação consistem no conjunto de tecidos que dão suporte aos elementos dentários: ligamento periodontal, cemento e osso alveolar. A especialidade responsável pelo tratamento de problemas nos tecidos de sustentação é a periodontia. A principal causa de uma doença periodontal é a má higiene bucal, e além desse problema, a falha na escovação dos dentes pode causar inúmeros outros prejuízos a saúde bucal.
O ligamento periodontal
É um tecido com muitas fibras e células que dá origem ao folículo (tecido que reveste o germe dentário). As principais células presentes no ligamento periodontal são: fibroblastos; cementoblastos; células ósseas; células endoteliais; células nervosas e os restos epiteliais. As funções cumpridas pelo ligamento periodontal são:
- Física: Ajuda na resistência a impactos causados no osso alveolar e realizam a ligação do dente ao osso através de articulações;
- Nutricional: O ligamento auxilia na nutrição das células presentes no cemento;
- Formadora: Graças às células presentes no tecidos de sustentação, ocorre a remodelação e formação do osso alveolar;
- Sensorial: As fibras contém células receptoras que permitem que o ligamento exerça função sensitiva, assim, é possível captar diferentes sensações.
Cemento radicular
Consiste em um tecido mineralizado que é responsável por revestir a parte radicular da dentina. Esse elemento presente no tecidos de sustentação são formados por uma matriz orgânica que consistem em fibras colágenas e sua decomposição. O tecido cementário não possui vascularização, por conta disso, sua nutrição é feita através da difusão de substâncias que vem do ligamento periodontal. Existem quatro tipos de cemento:
- Acelular e fibrilar;
- Acelular e afibrilar;
- Celular e fibrilar;
- Celular Estratificado Misto.
O principal tipo de fibra presente nesses tecidos de sustentação são as fibras intrínsecas, que tendem a percorrer um trajeto de forma paralela baseado ao longo do eixo da raiz. Existem dois tipos de classificação a respeito da formação do cemento radicular. O tipo primário onde o cemento é formado juntamente a dentina antes da erupção dentária. Nesse caso, a reposição mineral é feita de forma incremental; O cemento secundário, onde os tecidos de sustentação são formados após a erupção dentária.
Osso Alveolar
Esse osso deve acompanhar a junção entre o cemento e o esmalte e é dividido em compacto e trabecular. O osso alveolar é o principal responsável pela sustentação da arcada dentária e de outros elementos, portanto caso essa área seja afetada de alguma forma os prejuízos podem se estender além do osso e causar, por exemplo, a queda dos dentes. Para detectar os problemas presentes no osso alveolar pode ser feita uma sondagem.