O tecido dental
A união dos dentes é feita pelo osso alveolar, pelo ligamento periodontal e pelo cemento radicular que os une a mandíbula. Todos esse elementos são produzidos pela gengiva. No total temos 32 dentes (valor que pode variar sem a presença dos dentes do siso), são dezesseis em cada arco dental. A divisão dos tipos de dentes é feita em: incisivos, caninos, molares e pré-molares.
Incisivos: São 4 dentes localizados na região frontal (dois de cada lado), são responsáveis por cortar os alimentos;
Caninos: São 2 dentes, um de cada lado, são chamados de “presas” porque são responsáveis por perfurar os alimentos;
Pré-molares: 2 dentes de cada lado, responsáveis por triturar os alimentos;
Molares: No total são 6 dentes, três de cada lado, também são responsáveis por triturar os alimentos.
A estrutura dentária
O dente é uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada localizada na boca que é composto por três principais elementos: a polpa, a dentina e o esmalte. Cada uma dessas partes tem grande importância e é responsável por uma função entre prender, cortar e triturar os alimentos, mas para uma mastigação correta essas estruturas precisam trabalhar em conjunto.
Dentina: Essa camada fica localizada abaixo do esmalte, nela existem vários túbulos ligados à polpa do dente;
Esmalte: É a camada mais externa da superfície dentária, esse é o tecido dental mais duro e mineralizado de todo o corpo humano;
Polpa: É um tecido dental mole onde se encontram nervos e vasos sanguíneos.
O ligamento periodontal
Esse conjunto fica localizado entre o osso alveolar e a gengiva. Sua principal função é articular o dente juntamente a mandíbula para que a mastigação seja realizada de forma correta. Essa função só pode ser cumprida graças ao auxílio dos feixes de fibra colágena e do tecido dental. O ligamento periodontal também é responsável pela função sensorial.
O osso alveolar
Esse osso consiste no tecido ósseo que pode ser cortical ou compacto. Juntamente com o cemento radicular e o ligamento periodontal esse osso constitui o tecido dental que são responsáveis pela sustentação dentária e pela distribuição das forças realizadas durante a mastigação. O comprometimento do osso alveolar pode gerar problemas a toda estrutura da boca já que ele é o responsável por sua estruturação.
O cemento radicular
Ele é duro como o osso que cobre as raízes dentárias, é um tecido mineralizado porém avascular. Existem dois tipos de cemento, o acelular tem coloração mais clara e não é formado por cementoblastos aprisionados na raiz, as principais fibras neste tipo de cemento são as fibras de Sharpey. O tipo de cemento celular tem uma cor mais escura, possui cementoblastos aprisionados na matriz e estão presentes no terço apical da raiz onde o cemento é mais espesso.