A retração da gengiva
A retração gengival é um problema que não depende só de bons hábitos de higiene bucal. A retração da gengiva faz com que as raízes do dente fiquem expostas e sujeitas a maior sensibilidade. Esse processo acontece quando a margem gengival se afasta da coroa do dente. O principal agente causador da retração da gengiva é o mau posicionamento dos dentes, de forma que eles forcem a gengiva e osso maxilar passa a cobrir as raízes do dente. Esse fator também pode ser hereditário em pessoas com o tecido gengival fino, frágil ou insuficiente ou pode ser consequência de uma doença periodontal.
Principais causas da retração da gengiva
Quantidade óssea insuficiente;
Se a perda dentária já aconteceu a algum tempo, provavelmente seu volume ósseo já terá diminuído bastante, de forma que tenha se tornado insuficiente. Se esse for o caso, não há como realizar um implante dentário sem que seja realizado o procedimento de enxerto gengival.
Gengiva muito fina;
A posse de gengivas mais finas e delicadas (transparentes e de pouca espessura) influenciam no processo de retração da gengiva, resultando na exposição das raízes dentárias.
Peri-implantite;
É causada pelo acúmulo de bactérias presentes na placa bacteriana, decorrente da má higiene bucal. Essa infecção causa a reabsorção do osso alveolar. Esse é caso é comum com a presença e contato direto de um implante.
Tratamento
A recuperação da gengiva pode ser realizada através de diversos procedimentos feitos separadamente ou em conjunto. O tipo de procedimento ideal dependerá do biotipo gengival, da gravidade e do estágio da retração gengival e da localização da perda óssea. Os principais procedimentos utilizados no caso de retração da gengiva são:
Enxerto ósseo;
Utilizado no caso de perda óssea apenas na parte central e externa do implante. Só pode ser utilizado em pacientes com gengivas grossas e que não sejam transparentes. Com o enxerto ósseo será fornecido o suporte ósseo para a gengiva de forma mais natural e esteticamente agradável.
Enxerto gengival;
Adotado para realizar correções em gengivas finas e delicadas com aparência transparente. O enxerto gengival é coletado do próprio paciente e irá aumentar a espessura das gengivas.
Enxerto ósseo + enxerto gengival.
Utilizado nos casos mais graves e avançados. Os resultados desse procedimento são surpreendentemente rápidos porque une os dois procedimentos necessários.
É válido lembrar que cada passo do tratamento deve ser orientado por um especialista na área. Só ele poderá analisar a situação e determinar, através de consultas e exames, o melhor procedimento indicado em cada caso. É importante não adiar a ida ao dentista, se começar a perceber algum incômodo estranho ou algo diferente na região da boca, consulte imediatamente um profissional da área.