Procedimento de redução de gengiva
A plástica gengival é um procedimento de redução de gengiva. Esse procedimento visa reconstruir a região de gengiva de forma que a estética gengival seja melhorada. Pode ser feita para aumentar a espessura das gengivas muito finas ou para tirar o excesso delas.
A presença de gengivas muito grandes é chamada de “sorriso gengival” e esse procedimento pode ser realizado por qualquer dentista mas o ideal é que seja feito por um especialista na área, um periodontista (especialista em gengivas). Pacientes com periodontite e presença de placa dentária devem tratar desses problemas antes da realização do procedimento de redução de gengiva. E vale mencionar que manter uma boa higiene bucal pode ajudar a prevenir e tratar diversos procedimentos odontológicos.
Contraindicações da plástica gengival
Esse procedimento geralmente é procurado por adultos e na maioria das vezes tem motivos estéticos. Como já mencionado, se houver a presença de problemas como a periodontite, gengivite, bolsas periodontais , é necessário que sejam tratados antes da cirurgia de redução de gengiva. O procedimento estético só poderá ser realizado depois que os problemas funcionais forem resolvidos. Existem alguns grupos de pessoas que não é recomendada a realização desse tipo de tratamento:
- Fumantes;
- Diabéticos;
- Hipertensos;
- Problemas de coagulação sanguínea;
- Portadores de HIV ou AIDS;
- Mulheres grávidas.
Execução do procedimento
Existem inúmeras opções de técnicas de redução de gengiva que podem ser utilizadas. Mas o processo principal consiste em descolar a gengiva e colocá-la na direção desejada (baixo, cima ou lados) de forma que cubra a região necessária. Outra técnica muito usada é retirar um pedaço de tecido gengival do palato (céu da boca) e posicioná-lo no local desejado.
Como funciona o pós-operatório
Enquanto o procedimento de redução de gengiva é realizado 100% pelo dentista, o pós-operatório é responsabilidade total do paciente. O sucesso do procedimento dependerá dos cuidados tomados pelo paciente após a cirurgia. O principal procedimento necessário no pós operatório é o de higienização bucal, que deve ser realizado de forma correta e minuciosa. Ingerir alimentos líquidos ou pastosos em temperatura fria, não tomar sol, manter a cabeça elevada, não colocar muita pressão durante a escovação e tomar os médicos indicados pelo seu dentista também podem influenciar no sucesso do procedimento.