Periodonto de sustentação e proteção
A gengiva é um tecido que fica na mucosa bucal e reveste o osso alveolar, que sustenta a arcada dentária e o colo do dente. O periodonto de sustentação e proteção é queratinizado e dividido em três zonas: a zona livre ou marginal. zona intermediária e a zona inserida. Cada zona realiza uma importante função:
Zona marginal: Essa zona é responsável pela circundução dentária e definição do sulco gengival;
Zona gengival: Fica aderida ao dente por um epitélio inserido no osso alveolar;
Zona intermediária: Localizada entre os dois dentes, entre o ponto em que eles se ligam.
Tipos de periodonto de sustentação e proteção
O primeiro tipo de periodonto de sustentação e proteção é a gengiva livre, ela possui tons rosados e sua consistência é a mais firme. Quando essa região do periodonto de sustentação e proteção é atingida, são afetadas também as regiões linguais e palatinas. O epitélio livre tem a função de revestir a gengiva livre e é dividido em epitélio juncional, epitélio do sulco e epitélio da vertente externa.
- Epitélio juncional: Tem contato direto com dente e corresponde ao fundo do sulco gengival. Comparado aos outros tipos de epitélio esse é o mais espesso mas a tendência é de que ele se comprima. Sua renovação acontece por meio da eliminação de toxinas e elementos ruins que se instalam ali;
- Epitélio do sulco: Localiza-se na direção do dente e é composto pelo epitélio pavimentoso estratificado que não é queratinizado;
- Epitélio da vertente externa: Fica na direção da cavidade oral e é formado pelo tecido epitelial estratificado pavimentoso que é queratinizado e projeções papilares são feitas a partir do tecido conjuntivo.
Os tipos de periodontite
Periodontite crônica: A forma mais comum da periodontite, nesse caso ocorre a formação da bolsa periodontal que fica localizada entre os dentes e a gengiva e nela estão localizados restos alimentares e o acúmulo de bactérias;
Periodontite agressiva: Se propaga muito rápido gerando grandes prejuízos ao osso alveolar;
Periodontite juvenil: Sendo o tipo mais raro de problemas no periodonto de sustentação e proteção, a periodontite juvenil afeta mais crianças e jovens e evolui de forma rápida.
As doenças periodontais são caracterizadas principalmente pela inflamação do periodonto de sustentação e proteção (gengiva). Esse tipo de doença é mais comum em adultos principalmente se forem diabéticos, fumantes, portadores de HIV, idosos ou mulheres em períodos de alterações hormonais. Portanto é fundamental realizar consultas rotineiramente para que, caso exista a presença da doença, ela seja tratada o mais rápido possível. A doença do periodonto de sustentação e proteção é dividida em três principais estágios: gengivite; periodontite e periodontite avançada.