Periodontite ulcerativa necrosante
A periodontite ulcerativa necrosante é uma infecção muito dolorosa nas gengivas. Esse tipo de periodontite é o mais raro e grave. Pode causar sintomas como dores agudas, febre e fadiga, pode ser chamada também de “doença das trincheiras”, porque a periodontite ulcerativa necrosante era muito comum em soldados na Primeira Guerra Mundial.
Atualmente, a periodontite ulcerativa necrosante é muito rara e quando acontece aparece em menores proporções, geralmente só afeta alguns dentes. A periodontite ulcerativa necrosante só ocorre em sua forma mais grave em pessoas com o sistema imunológico deficiente e essa doença não é contagiosa. Os principais sintomas são:
Dor nas gengivas;
Hemorragia;
Produção excessiva de saliva;
Mau hálito;
Mal-estar;
Fadiga;
Desgaste dos dentes;
Formação de feridas (úlceras);
Dor ao comer e engolir alimentos;
Febre.
Recomendações
Assim que perceber a presença dos sintomas é fundamental que imediatamente procure um dentista, no caso da periodontite ulcerativa necrosante os sinais são bem específicos. O aspecto da boca e das gengivas também apresentam uma característica muito específica nessa doença, além do mau hálito muito forte. Deve-se prestar atenção aos seguintes fatores:
Presença de uma quantidade excessiva de bactérias na boca;
Deficiência na higiene bucal pode causar a periodontite ulcerativa necrosante;
Estresse físico e emocional;
Dieta deficiente (falta de nutrientes e vitaminas);
Insônia constante.
Tratamento
Melhorar a higiene oral;
Utilizar enxaguantes bucais;
Fazer uso de antibióticos;
Realizar uma limpeza profunda com o dentista.
Essas são as etapas seguidas da realização do tratamento da periodontite ulcerativa necrosante. Além dessas recomendações, o ideal é que o paciente realize bochechos com água salgada ou soluções específicas indicadas pelo dentista. Isso ajudará a diminuir o impacto na sensibilidade da gengiva durante a escovação.
Também é indicado que a escovação seja feita utilizando uma escova de cabeça pequena com cerdas macias, ou, caso as gengivas estejam muito sensíveis, no início pode-se utilizar uma toalha macia para limpar os dentes. O antibiótico poderá ajudar o paciente a não sentir dor no processo de limpeza no início do tratamento. Descansar, beber muita água, comer alimentos ricos em nutrientes e evitar fumar também podem influenciar no sucesso do tratamento.