Periodontite tem cura
A gengivite consiste na inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana, que também pode ser chamada de biofilme. Essa doença pode afetar um ou mais dentes e é causada principalmente por uma má higienização bucal. A periodontite tem cura é dividida em estágios de acordo com a sua gravidade e em alguns casos seus sintomas não são aparentes portanto fica mais difícil de serem diagnosticados.
O primeiro estágio é chamado de gengivite, nele ainda não ocorreram estragos fatais, portanto a periodontite tem cura é mais fácil de ser tratada e revertida. Caso não sejam realizados os tratamentos necessários na reparação da gengivite, os problemas se tornarão ainda maiores porque a doença passará a ser uma periodontite. No estágio da periodontite tem cura, todos os tecidos ao redor do dente são comprometidos além do ligamento periodontal e do osso alveolar (principais responsáveis pela sustentação dos dentes).
Esse acontecimento pode provocar:
Retração da gengiva: Também como consequência da inflamação e da presença de bactérias, as gengivas tendem a se comprimir, isso faz com que as raízes dentárias fiquem expostas e mais sensíveis que o normal, além de dar ao dente um aspecto mais alongado;
Reabsorção óssea: Isso acontece quando há presença de bactérias, elas liberam toxinas que causam inflamações e fazem com que o os ossos se retraiam;
Mobilidade dos dentes: Esse fenômeno é consequência da perda da estrutura óssea, os dentes tendem a se inclinar para frente ou para trás e podem amolecer e cair. A mobilidade dos dentes é um fator muito prejudicial à estética.
Causas da periodontite
A principal causa atrelada a periodontite tem cura é a falta de higiene bucal adequada, isso permite com que ocorra o acúmulo de placa bacteriana. A presença de outros problemas odontológicos como cáries, tártaro e canais também pode causar a periodontite tem cura. No caso de pessoas com diabetes, aids, leucemia e herpes labial o risco é ainda maior.
O tratamento
Se detectada em seus estágios iniciais a periodontite tem cura pode ser revertida apenas através da melhora na higienização bucal. Para realizar uma escovação de forma correta e eficaz é recomendado que um dentista seja consultado, dessa forma algumas dicas poderão ser seguidas para ajudar na melhor escovação mas o auxílio de fio dental e de uma escova com cerdas macias é fundamental nesse processo.
Nos casos da periodontite tem cura estar em estágios mais avançados, o tratamento só pode ser feito por um profissional na área, um dentista ou preferencialmente um periodontista (especialista em tratamentos periodontais). Primeiro será realizada uma raspagem nos dentes para a remoção do tártaro e em seguida é feito o alisamento da raiz para eliminar qualquer resquício de infecção. Sempre é indicado que acompanhamento continue mesmo após a realização do tratamento, isso evitará futuras complicações.