Periodontite avançada tem tratamento
A periodontite avançada tem tratamento é uma doença bacteriana e infecciosa que começa na gengiva. Essa doença é dividida em estágios de acordo com sua gravidade, as menos agressivas são mais comuns em crianças e as mais avançadas em adultos. Alguns grupos de pessoas correm maior risco de contaminação como os idosos, diabéticos, fumantes e mulheres em períodos de gravidez e menopausa.
No caso, a periodontite avançada tem tratamento consiste na progressão da gengivite (inflamação gengival) caso não seja tratada. A diferença é que na periodontite, que acontece em estágios mais avançados, além de prejudicar as gengivas, o osso alveolar e os dentes também são afetados. A evolução da periodontite avançada tem tratamento ocorre a partir da formação do tártaro.
Como ocorre a periodontite
É normal que após realizar refeições, sejam acumulados resíduos alimentares entre os dentes, inicialmente eles possuem uma consistência pastosa. As bactérias que ali se acomodam passam a se alimentar desses restos de alimentos e se reproduzem no local, isso faz com que a inflamação na gengiva se torne cada vez pior. Se a periodontite avançada tem tratamento estiver nesse estágio, é possível que seja tratada apenas com a realização de escovações de forma correta.
Caso o tratamento não seja feito da forma correta, a placa bacteriana passa a se solidificar até que se transforma em tártaro. A partir desse momento o tratamento não depende só de uma boa escovação, é preciso que o dentista realize um procedimento para extrair o tártaro acompanhado de uma limpeza profunda.
Sintomas
- Presença de aftas;
- Surgimento do tártaro;
- Presença de mau hálito;
- Ocorrência de sangramento durante a escovação e o uso de fio dental;
- Regressão das gengivas (dando a impressão de dentes mais longos e aumentando a sensibilidade dos mesmos);
- Mobilidade dos dentes;
- Mudança na textura da gengiva (brilhante e lisa);
- Vermelhidão e inchaço na região;
- Pus entre a gengiva e os dentes.
Periodontite tem cura?
A periodontite avançada tem tratamento é denominada como uma doença crônica, isso significa que será necessário realizar tratamento e acompanhamento médico para o resto da vida. Felizmente, graças aos avanços na tecnologia, atualmente existem procedimentos que podem auxiliar nesse tratamento e para que seja bem sucedido é imprescindível que haja acompanhamento de um profissional.