Periodontite avançada perda óssea
O problema periodontal mais comum são as cáries, presentes principalmente em crianças e adolescentes. Já na fase adulta, a presença de doenças mais graves como a gengivite e a periodontite avançada perda óssea passa a ser mais comum. As fases das doenças periodontais são divididas em estágios de acordo com a gravidade.
No estágio mais leve há a presença de gengivite onde a região da gengiva fica vermelha, inchada e pode ter a presença de dores. Se não for tratado, a gengivite pode se transformar em tártaro (os resíduos alimentares passam a se solidificar nos dentes), esse estágio é chamado de periodontite avançada perda óssea.
Sintomas causados pela presença de periodontite
O principal fator que causa a periodontite avançada perda óssea é a falha ao realizar a higiene bucal, isso faz com que as bactérias se acumulem na boca e através disso pode surgir o cálculo dental. Caso a periodontite avançada perda óssea não for tratada é possível que a estrutura óssea, chamada de osso alveolar, também possa ser prejudicada e isso fará com que os dentes percam o seu sustento e caiam.
- Amolecimento dos dentes;
As bactérias presentes na placa bacteriana agem necrosando o dente, ou seja, destruindo os ossos e os ligamentos dentais que sustentam a arcada dentária. Em consequência disso, os dentes ficam moles e podem até mudar de posição, o que pode afetar na mastigação. Se o tratamento correto não for realizado, pode ocorrer a perda dentária.
- Retração da gengiva;
A inflamação da gengiva pode fazer com que ela se retraia deixando as raízes dentárias expostas, isso pode fazer com que os dentes pareçam mais longos do que o normal.
- Aumento da sensibilidade;
A coroa dentária é coberta pelo esmalte (película que protege os dentes), mas, graças a retração da gengiva a dentina também fica exposta ao ambiente. Por ser mais porosa e ter prolongamentos nervosos ligados a polpa do dente, quando exposta gera uma maior sensibilidade, principalmente a alimentos em temperaturas excessivas.
- Formação da bolsa gengival;
Isso acontece como consequência da retração gengival que libera espaço entre a gengiva e o dente onde resíduos alimentares se acomodam e atraem bactérias. Se não tratado, o acúmulo de bactérias pode causar infecções mais graves que se espalham através da corrente sanguínea.
Como se prevenir contra doenças as periodontais?
Realizar a escovação de forma adequada é a melhor forma de se prevenir contra a gengivite e a periodontite avançada perda óssea. É recomendado que a higienização bucal seja realizada com o auxílio de uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, para facilitar o alcance de áreas escondidas sem machucá-las. É fundamental que qualquer providência para tratamento da periodontite avançada perda óssea seja tomada com base na opinião de um dentista.