A periodontite avançada
A periodontite avançada consiste em uma infecção que é causada pelo acúmulo de bactérias, e, se não for tratada pode afetar a gengiva, os dentes e até mesmo o osso alveolar (responsável pela sustentação da arcada dentária). A periodontite avançada é caracterizada pela formação da bolsa periodontal entre os dentes e a gengiva.
A bolsa é o acúmulo de resíduos alimentares localizado entre os dentes e a gengiva. Isso ocorre como consequência de uma má escovação dos dentes e principalmente da falta de uso do fio dental. Com isso, pode acontecer a perda de um ou mais dentes. Vale ressaltar que a periodontite avançada é mais comum em alguns grupos específicos que geralmente são adultos e principalmente idosos, diabéticos, fumantes ou mulheres com grandes alterações hormonais (principalmente durante a gravidez ou menopausa).
Atenção aos sintomas da periodontite
- Sangramentos durante a escovação e o uso de fio dental;
- Mobilidade dos dentes;
- Retração da gengiva;
- Vermelhidão e inchaço da gengiva;
- Presença de pus;
- Dores e incômodos na região gengival.
Esses sintomas podem variar dependendo do estágio em que se encontra a periodontite avançada e o perfil do paciente em questão. É comum que esses tipos de doenças não apresentem sintomas claros e evidentes, isso pode ser muito perigoso. Portanto, deve-se sempre estar atento aos indícios e realizar acompanhamento médico com uma certa frequência, caso contrário, a periodontite avançada pode causar problemas mais avançados que agravam na saúde geral como:
- Doenças cardíacas;
- Doenças pulmonares;
- Doenças articulares.
Causa e prevenção
A periodontite avançada é causada pela falta de higienização bucal adequada. A má escovação permite que restos de alimentos se acomodem em certas partes da boca, o que atrai bactérias e causa a inflamação da gengiva. Um especialista da área odontológica pode indicar ao paciente as melhores técnicas a serem usadas durante a escovação.
É recomendado o uso de uma escova de cabeça pequena e cerdas macias e é indispensável o uso de fio dental durante a realização da higienização bucal. Manter um acompanhamento com seu dentista também é essencial para o sucesso do tratamento, só um profissional poderá orientar o paciente da melhor forma segundo suas necessidades.