Perda óssea dentária tratamento
A perda óssea dentária tratamento é uma situação que pode acontecer independentemente da idade e varia conforme o caso. Dessa forma, será que devemos nos preocupar com a perda óssea em nossa boca? Antes, devemos ter em mente que a perda óssea dentária tratamento é mais comum quando ficamos mais velhos. Porém, quando alguma patologia está associada, esse processo pode ser mais rápido. O mais importante é saber que existem maneiras de diminuir a evolução da perda óssea nos dentes.
Causas da perda óssea dentária tratamento
Várias são as situações que contribuem para que ocorra a perda de osso de suporte dentário. Existem algumas causas menos comuns, mas que podem gerar grande perda óssea, como a mordida (oclusão) não favorável, trauma dentário e até diabetes. Porém, sem dúvida, a periodontite é a causa mais comum para perda óssea dentária tratamento.
O processo da doença periodontal se inicia com o acúmulo de alimento em regiões onde o paciente não conseguiu higienizar da forma correta o dente. Consequentemente tem-se o acúmulo de bactérias nessas regiões. Em resposta a este problema, nosso organismo produz substâncias para eliminar estes microrganismos, o que deixa a gengiva inflamada e com sangue.
Entretanto essas substâncias agridem também osso, causando sua reabsorção e, assim, perda do suporte ao redor do dente. Dependendo do grau de perda de osso, dificilmente conseguiremos ter a formação de um novo osso na região. Os sintomas do problema são visíveis tanto na aparência quanto nas sensações que uma pessoa que sofre com a perda sente.
Entre os mais evidentes, é possível mencionar:
- Sensibilidade dos dentes;
- Vermelhidão, irritação e sangramento da gengiva;
- Inflamação na gengiva;
- Mobilidade dentária;
- Mal hálito;
- Dor de dente;
- Retração da gengiva — também conhecida por ser um espaçamento visível entre o dente e a gengiva.
Tratamento da perda óssea dentária
O melhor tratamento é a prevenção. Como o principal fator da perda óssea é a periodontite e sua ocorrência se deve à falta de higienização, a correta escovação e uso de fio dental é a melhor opção de tratamento.
Também devemos procurar um dentista para diagnosticar se estamos realizando a correta escovação, ou seja, sem forçar a gengiva. Uma vez perdido o osso, dificilmente ele será restaurado na posição inicial. Além disso, devemos sempre estar atentos para não ocorrer uma nova perda óssea dentária tratamento.