Perda óssea dentária tem tratamento?
Antes de identificar como tratar a perda óssea dentária, é preciso entender o que é esse problema odontológico. Dividido entre coroa e raiz, o dente se estrutura com base no osso que o constitui. Quando se fala em perda óssea, o que está em jogo é a resistência de tal tecido, que se fragiliza quando não se toma o devido cuidado.
O fato é que o desgaste vem a partir do momento em que há uma disfunção no tecido da boca, comprometendo o osso que está ao redor dos dentes. Agora que já sabe o que é, pode estar se perguntando quais são as causas da perda óssea. A alteração decorre geralmente da falta de hábitos saudáveis com os dentes. Quando você deixa de manter a escovação, a sua boca fica mais exposta a cáries, sangramentos e infecções. Mostrando que a perda óssea dentária tem tratamento sim.
Escovação correta, perda óssea dentária tem tratamento!
Para não sofrer com a perda óssea dentária tem tratamento, o mais indicado é que você cuide dos seus dentes diariamente. Nesse sentido, a escovação deve ser feita sempre após o consumo de alimentos e, especialmente, antes da hora de dormir. Se você não deixa restos de comida entre os dentes, a consequência é a diminuição da proliferação de bactérias.
Além da escovação, outras procedimento podem ajudam no tratamento:
- Usar constantemente enxaguante bucal;
- Utilizar sempre o fio dental;
- Gargarejos com muita água também ajudam;
- E o mais importante, fazer visitas regularmente ao dentista.
Mas lembre-se, é preciso escovar com movimentos suaves e cerdas macias. Afinal de contas, você não quer lesionar a gengiva e fragilizar o tecido ósseo, não é mesmo?
Perda óssea dentária tem tratamento e acompanhamento profissional
Se você já toma o devido cuidado diário para manter a saúde da boca, não deixe de visitar o dentista ao menos uma vez por ano. As pessoas precisam de acompanhamento odontológico porque pode ocorrer alguma alteração bucal que comprometa outros órgãos do corpo. Para ficar despreocupado, não deixe de ir a um consultório com equipamento de ponta e os melhores profissionais.
Como tal deformação pode estar ligada à má higiene bucal e até à doença periodontal que causa danos justamente na região que sustenta os dentes, chamada de periodonto, cabe ao seu dentista investigar o caso específico. Estando no consultório, o especialista verifica tanto a sensação de dor de dente, mau hálito etc. Quanto a estética, vermelhidão, sangramento e retração da gengiva da sua boca.
Com o exame clínico e um possível raio X, o profissional consegue ter um primeiro diagnóstico. Após constatar que de fato o paciente sofre com perda do osso dentário, o dentista explicará as principais soluções para você voltar a sorrir com tranquilidade. A limpeza e a recuperação da região atingida são indicações comuns para tratar o problema desde a raiz, eliminando por completo o problema, provando que a perda óssea dentária tem tratamento adequado e preciso.