Perda óssea dentária generalizada
A perda óssea dentária generalizada é uma disfunção comum em idosos que chegam ao consultório odontológico, mas pode ocorrer, também, em pessoas que sofrem com quadros de periodontite e osteoporose, entre outros. Saiba quais são os avanços atuais no tratamento da perda óssea dentária generalizada e como deve ser orientado quanto aos cuidados de saúde bucal necessários para prevenir o problema.
A perda óssea dentária generalizada é um problema de saúde bucal que deve ser abordado com a máxima atenção na rotina do consultório odontológico. Ela ocorre devido à diminuição da densidade do tecido ósseo que faz a sustentação dos dentes e pode ser percebida, durante a consulta, por meio de sinais como a mobilidade dos dentes, a formação de espaços entre os dentes e a existência de inflamações na gengiva.
A periodontite é, na verdade, uma das principais causas de perda óssea dentária generalizada. Quando não é tratada da maneira correta, a infecção das gengivas leva à danificação do tecido ósseo, instalando o quadro de perda óssea dentária generalizada.
Características da perda óssea dentária:
- Geralmente é causada pela periodontite;
- É algo crônico, mas indolor;
- Deslocamento e recolhimento das gengivas;
- Por causa do recolhimento e deslocamento, há bolsas periodontais;
- Inflamação da gengiva;
- Há reabsorção óssea;
- Se não cuidada, pode haver infecções;
Como saber quem precisa de um acompanhamento cuidadoso?
A perda óssea dentária generalizada dentária é uma condição comumente associada aos casos de osteoporose e de diabetes, independentemente da idade e do sexo dos pacientes. Em se tratando da osteoporose é importante lembrar que essa é uma condição particularmente comum durante a menopausa.
As mulheres grávidas também precisam de uma atenção especial no consultório odontológico, devido às alterações hormonais que acontecem durante a gestação. Na gravidez, a gengiva da mulher tem um aumento no tamanho e na vascularização, o que pode levar ao aparecimento de quadros de gengivite gravídica e, consequentemente, à perda óssea dentária generalizada.
Em todos esses casos, o dentista deve redobrar a atenção quanto aos sinais de perda óssea dentária generalizada e reforçar os procedimentos preventivos, conversando com seus pacientes sobre os cuidados de saúde bucal necessários.
Cuidados essenciais
Quando houver inflamação da gengiva, com queixas de dor e sangramentos, vale a pena indicar o uso de uma escova de dentes com cerdas macias, para tornar a escovação menos agressiva. A escova interdental é uma boa opção para substituir o uso do fio dental. Os cuidados com a higiene bucal devem ser mantidos durante todo o tratamento, que deve ser iniciado tão logo os primeiros sinais de perda óssea dentária generalizada sejam identificados.