Perda de gengiva
A perda de gengiva, também conhecida por recessão gengival ou gengiva retraída, acontece quando existe uma diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Pode acontecer apenas num dente ou em vários ao mesmo tempo.
Este problema surge lentamente, mas piora ao longo do tempo, sendo que, se não for tratado quando surgem os primeiros sinais, poderá ter consequências graves, podendo provocar uma infecção ou mesmo levar à perda do dente e à danificação do osso e do tecido do maxilar.
Como é feito o tratamento para perda de gengiva?
A perda de gengiva tem cura, ou pode ser controlada se for bem tratada quando aparecem os primeiros sintomas. Fazer uma alimentação equilibrada, parar de fumar ou remover piercings que possam estar na origem do problema são medidas fáceis que o podem resolver. Além disso, é importante escovar os dentes de forma mais correta, menos agressiva, com uma escova macia, no mínimo duas vezes por dia, juntamente com a utilização de fio dental, todos os dias. Veja como escovar os dentes corretamente.
Mesmo assim, mal apareçam os primeiros sinais e sintomas deve-se consultar um dentista, que pode aconselhar o melhor tratamento, dependendo da causa e da gravidade da perda de gengiva:
- Infecção: o dentista além de tratar o problema, pode também prescrever um enxaguante bucal, gel ou uma pasta antisséptica;
- Acúmulo de tártaro: deve-se fazer uma limpeza dentária no dentista;
- Periodontite: deve ser feita uma raspagem e alisamento radicular;
- Dentes mal posicionados: deve-se corrigir com o uso de aparelho dentário de forma a alinhá-los;
- Uso de medicamentos que causam boca seca: rever juntamente com o médico se existe outro remédio com menos efeitos secundários ou usar um produto para reduzir a secura da boca.
Quando é necessário fazer cirurgia parta perda de gengiva?
Em casos mais graves, o dentista pode sugerir uma cirurgia gengival que consiste no recobrimento da porção da raiz do dente exposta, reposicionando a gengiva ou usando um enxerto de tecido feito, normalmente, de gengiva retirada do céu da boca.
O sucesso da cirurgia depende da gravidade do problema, assim como da idade da pessoa, capacidade de cicatrização, espessura da gengiva, e outros fatores como o consumo de cigarro e hábitos de higiene oral.