Osso alveolar
O osso alveolar corresponde ao tecido ósseo cortical ou compacto que delimita a superfície do alvéolo dental. Em conjunto com o cemento radicular e as fibras do ligamento periodontal, o osso alveolar constitui os tecidos de sustentação dos dentes e distribui as forças geradas durante a mastigação e outras formas de contato entre os dentes.As paredes dos alvéolos são revestidas por osso compacto que, na região interproximal, está em relação com o osso esponjoso. O osso esponjoso contém trabéculas ósseas cujo tamanho e arquitetura são em parte, determinados geneticamente, e, de outra parte, são o resultado das forças a que os dentes estão expostos durante a função.O osso compacto, que em uma radiografia aparece como "lâmina dura" reveste o alvéolo dentário e é perfurado por numerosos canais de Volkmann, através dos quais vasos sanguíneos e nervos passam do osso alveolar para o ligamento periodontal. Através do exame radiográfico, podemos visualizar as condições anatômicas do septo ósseo interdental. Uma condição anatômica que proporciona um septo ósseo mais espesso, com bastante osso esponjoso irá responder de forma mais eficiente e com menos reabsorções ósseas frente à doença periodontal, pois terá grande oferta de vasos sanguíneos para a manutenção da saúde do tecido ósseo. Em casos de pacientes com septos ósseos delgados, as reabsorções ósseas são mais rápidas, pois o tecido é composto praticamente de osso cortical.
Características do osso alveolar
A lâmina dura, outro nome para esse osso, pode ser considerada um tecido conjuntivo especializado mineralizado porque seu tecido é formado por matriz orgânica e por cristais de hidroxiapatita. Sua constituição é feita de forma que ele possa realizar suas funções de proteção e sustentação sem atrapalhar a irrigação e outras estruturas. Desse modo, a maioria delas passa por dentro do osso para checar a raiz dos dentes.
Essas são as principais funções e características de um osso alveolar no sistema bucal:
- Sustentar;
- Oferecer proteção para os demais tecidos;
- A falta desse osso pode comprometer a estrutura bucal e funções orais;
- Oferece força no processo mastigatório.
Cuidados com o osso alveolar
A melhor forma de cuidar do tecido ósseo de sustentação é mantendo uma excelente higiene bucal. É preciso escovar os dentes de forma correta e ter outros cuidados, como passar fio dental e usar enxaguante bucal.
As idas ao dentista, de seis em seis meses, também garantem a saúde da sua boca. Um dentista consegue identificar sinais de doenças com um simples exame clínico, o que acelera o diagnóstico e o tratamento.