O preenchimento de implante gengiva vem despertando cada vez mais interesse naqueles que realizam diversos tratamentos. O desafio, no entanto, sempre esteve em como proceder para que essa intervenção se efetivasse de um modo que não fosse nem invasivo nem doloroso ou, ao menos, que os fosse o minimamente possível. Além disso, quanto mais simples e rápido fosse o processo melhor.
Atualmente, graças aos mais modernos recursos disponíveis na área da Odontologia, existem técnicas usadas com biomateriais para recuperar o volume tecidual da gengiva nos casos em que houve a perda desse volume, sobretudo após as extrações e a colocação de implante gengiva.
Gengivas escuras e acinzentadas: a alergia ao metal de próteses dentárias e implante gengiva
A alergia ao metal de próteses dentárias fixas é um problema que atinge quase 20% das mulheres. Não à toa, esta técnica foi descontinuada em diversos países da Europa devido aos riscos à saúde geral provocados pela inflamação alérgica crônica. E neste sentido, o exame periodontal cuidadoso de gengivas retraídas em contato com próteses e implantes dentários com componentes metálicos precisa levar em conta o componente alergênico destes dispositivos.
A alergia ao metal de implantes dentários, o titânio, ainda carece de pesquisas científicas para maiores comprovações, o que não descarta o problema. O diagnóstico da condição é difícil e pode exigir do dentista especializado atenção redobrado para o problema.
Tratamento depende da severidade do implante gengiva e perda óssea.
Um conjunto de técnicas está disponível ao dentista especializado no assunto. O objetivo é recuperar a gengiva retraída sem que a remoção do implante dentário seja necessária, o que nem sempre é possível. Saiba os principais procedimentos utilizados para restabelecer a arquitetura tecidual e estética perdidas:
- Enxerto ósseo: É o tratamento indicado para perdas ósseas que acontecem apenas na parte central e externa do implante dentário, em pacientes com gengivas espessas e sem efeitos de transparência.
- Enxerto gengival: Indicado para corrigir gengivas finas e delicadas cuja transparência e fragilidade resultam no acinzentamento ou retração tecidual. O enxerto gengival, coletado do próprio paciente, aumenta a espessura dos tecidos em contato com implantes dentários
- Enxerto ósseo + enxerto gengival: Casos mais severos de perda óssea ao redor de implantes dentários acompanhada de exposição do metal de próteses dentárias e roscas do dispositivo implantado são indicações para o uso combinado de enxerto ósseo e gengival.
- Remoção do implante + enxerto ósseo + instalação de novo implante: Implantes dentários mal posicionados podem ser a causa para a retração gengival ao redor de próteses dentárias fixas e a remoção destes dispositivos pode ser a única solução.
A recuperação do implante gengiva em contato com implante dentário pode ser realizada de diversas formas. Tudo depende da intensidade da retração gengival e da quantidade e localização da perda óssea ao redor do implante dentário e isso sem falar no biótipo gengival (fino ou espesso), que pode modificar a técnica empregada.