Gengiva retraída
A gengiva retraída é um problema bastante comum, que não causa prejuízos apenas à estética do sorriso, mas também para nossa saúde bucal. Chamado pela classe odontológica de retração gengival, esse quadro é caracterizado pela diminuição da porção de tecido que recobre o dente.
Quando o problema acontece, a raiz do dente fica exposta e, além de o paciente sentir dores devido à sensibilidade, a estética do sorriso fica bastante comprometida. A retração na gengiva é um processo que acontece lentamente, mas, se o paciente notar algum tipo de alteração nos tecidos e procurar pelo dentista imediatamente, pode ser revertido sem grandes prejuízos à saúde bucal.
A gengiva retraída por diversos motivos, mas vale lembrar que não se trata de uma doença, como a gengivite e a periodontite. Na realidade, estamos falando de uma sequela da destruição do osso e dos ligamentos responsáveis por prender as gengivas aos dentes. Esse dano ao osso ocorre por fatores distintos, como traumas ou doenças periodontais.
Como prevenir a gengiva retraída?
A boa rotina de higiene bucal e o uso correto dos acessórios de limpeza são excelentes aliados na prevenção da retração gengival. Isso porque tais cuidados se mostram essenciais para deixar as gengivas livres de infecções que causam doenças periodontais. Outros métodos que podem ajudar são:
- A escovação deve ser feita com bastante cautela, ao passo que a escova de dente ideal é aquela com cerdas macias, que não causa traumas nos tecidos gengivais;
- Fazer sempre uso do fio dental pós escovar os dentes;
- Também é preciso visitar o dentista regularmente, para que possíveis alterações na flora bucal sejam identificadas;
- Além disso, a limpeza profissional deve ser feita a cada seis meses, pois o procedimento remove a placa bacteriana e o tártaro, que são os principais causadores das infecções nas gengivas.
Que tratamentos são indicados?
O tratamento para a gengiva retraída depende da gravidade do quadro e de suas origens. Em casos mais simples, em que a causa é o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, uma limpeza profunda, feita no consultório e com equipamentos específicos, já é suficiente para resolver o problema.
No entanto, situações complexas, nas quais as gengivas estão muito retraídas, pedem medidas mais extremas, como a reconstrução dos tecidos em volta dos dentes. Nesses casos, a plástica gengival e o enxerto de tecido são recursos bastante adotados dentro dos consultórios, pois proporcionam resultados satisfatórios. Para os pacientes que sofrem de oclusão e dentes apinhados, a melhor solução é o só do aparelho ortodôntico. Isso porque é preciso corrigir as causas da gengiva retraída.