Gengiva com periodontite
É preciso ter em mente que a periodontite é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana. Trata-se de uma patologia oral que acomete diversas pessoas ao redor do mundo. A gengiva com periodontite é um estágio mais avançado da gengivite. No entanto, a periodontite já envolve a perda de osso em volta do dente, mais especificamente na raiz dele, onde é sustentado. Ou seja, a periodontite é a fase progressiva da gengivite, que por sua vez, é uma inflamação gengival.
A diferença entre ambas é que enquanto a gengiva com periodontite se estende para os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal, a gengivite é apenas uma inflamação na margem da gengiva que não acomete o osso, nem o tecido alveolar onde os dentes se fixam.
Sintomas da doença e alertas para ficar de olho aberto
No caso da doença de gengiva com periodontite, os sintomas já são bem intensificados e você pode reconhecê-los. O paciente apresenta alguns sintomas como:
- Amolecimento do dente;
- Sangramento;
- Mau hálito;
- Inchaço das gengivas;
- Dor local;
- Afastamento dos dentes;
Todos esses são sinais de alerta para uma possível periodontite. Esta, passa a ser classificada como avançada a partir do momento que há perda óssea: A gengiva com periodontite é avançada quando a perda de osso começa a comprometer a estabilidade do dente na boca. Com a perda de suporte, o dente começa a ter uma mobilidade maior ou até mesmo sem essa mobilidade, o paciente tem uma forte diminuição da estrutura óssea.
Tratamento e prevenção para gengiva com periodontite
Embora possa deixar danos irreversíveis que terão de ser ativamente controlados daí para a frente a gengiva com periodontite é tratável e o primeiro passo é uma consulta dentária para que se possa remover a placa bacteriana acumulada, os tecidos moles inflamados e avaliar o estado ósseo da boca. Existem também tratamentos a laser, assim como tratamentos medicamentosos complementares. Em casos de periodontite avançada, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
No que toca a garantir uma saúde oral exemplar, a prevenção é o melhor remédio e, uma vez que a gengivite e a periodontite apresentam sintomas semelhantes, mas a segunda é uma doença mais grave que a primeira, a detecção precoce é crucial. Para além de assegurar um check-up anual no seu dentista, não deve descurar a higiene oral pessoal: lave bem os dentes, de preferência três vezes por dia, uma das quais acompanhadas de fio dental. Esteja sempre atento a eventuais alterações na sua saúde oral, visitando o seu dentista sempre que algo parecer fora do normal.