Fibras do ligamento periodontal
O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo altamente especializado, situado entre o dente e o osso alveolar. A função principal das fibras do ligamento periodontal é conectar o dente ao osso, o que deve ser feito de tal forma e que o dente suporte as forças consideráveis da mastigação. Esse requisito é preenchido pelos feixes de fibras colágenas que cobrem a distância entre o osso e dente e pela substância fundamental entre elas.
As principais fibras do ligamento periodontal encontradas são:
- Grupo de fibras das crista alveolar, que tem a inserção no cemento e na crista do processo alveolar;
- Grupo de fibras horizontais, que formam o ângulo reto com superfície radicular;
- Grupo de fibras Oblíquas, que tem 2/3 do comprimento da raiz, sua inserção cementária é mais apical que sua inserção óssea;
- Grupo de fibras apicais, são as que recobrem o ápice e dirigem-se radialmente ao osso alveolar;
- Grupo de fibras interradiculares, região de furação dos dentes com duas ou mais raízes;
Necessidade das fibras do ligamento periodontal na saúde bucal.
Em uma extremidade, as fibras do ligamento periodontal estão incluídas no osso, na outra extremidade, as fibras colágenas estão incluídas no cemento. Cada feixe de fibra colágena é como uma corda trançada, na qual cada fita pode ser remodelada individualmente sem que todo o conjunto perca sua arquitetura e função.
Dessa forma, os feixes de fibras colágenas podem se adaptar ao estresse aplicado neles. O ligamento periodontal tem outra importante função: A sensitiva. O esmalte do dente é um tecido inerte e consequentemente insensível, nós sabemos disso no momento em que os dentes entram em contato uns com os outros. Parte dessa sensação discriminatória é fornecida pelos receptores sensoriais presentes no ligamento periodontal.
Necessidades das fibras do ligamento periodontal
A matriz extracelular do tecido conjuntivo é o meio em que as células encontram-se embebidas e é essencial para a manutenção da função normal do tecido conjuntivo. Assim o transporte de água, eletrólitos, nutrientes metabólicos em direção às células do tecido conjuntivo e o seu retorno ocorrem dentro da matriz.As fibras colágenas predominam no tecido conjuntivo gengival e constituem o mais essencial componente do periodonto. Sua grande maioria está arranjada em feixes definidos e distintos de fibras no ligamento periodontal. Este arranjo dá condições às fibras de se adaptarem as contínuas forças nelas aplicadas.