Especialista em periodontia
É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, tratamento da gengiva e do osso. A maior responsabilidade de um especialista em periodontia em uma equipe multidisciplinar vai ser a decisão do destino de alguns dentes.
O especialista em periodontia geralmente decide se o dente fica ou não na boca, sempre baseado em exames bucais e acompanhamento dos pacientes. Muitas vezes, é possível fazer tentativas para salvar alguns dentes, sendo que o tratamento periodontal vai depender bastante da higiene do paciente também.
Como é o tratamento realizado pelo especialista em periodontia?
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos realizados pelo especialista em periodontias podem minimizar esses defeitos.
Qual é a relação entre Doenças Periodontais e Doenças Sistêmicas?
Estudam mostram uma inter-relação entre doenças periodontais e problemas sistêmicos, tais como problemas respiratórios, osteoporose e nascimentos de crianças prematuras e com baixo peso. As Doenças Periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos de idade. Fique atento a alguns sinais das Doenças Periodontais:
- Sangramento gengival;
- Mau hálito persistente (halitose);
- Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
- Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
- Pus entre a gengiva e o dente;
- Alteração no formato gengival;
- Frequentemente indolor (assintomático);
As Doenças relacionadas a periodontia podem afetar o coração?
Sim. Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso de válvula mitral ou sopro cardíaco, podem necessitar de antibioticoterapia prévia a procedimentos periodontais. Isto porque durante o tratamento gengival, bactérias causadoras de doenças periodontais podem alcançar a corrente sanguínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas).
Muitos tipos de doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas diminuindo os seus fatores de risco, dentre eles as doenças Periodontais. Apenas um especialista em periodontia e cardiologista serão capazes de determinar se suas condições periodontais e cardíacas requerem antibioticoterapia prévia aos procedimentos periodontais.