A placa bacteriana é uma espécie de massa branca produzida pela saliva e restos de alimentos é considerada o agente causador das doenças do periodonto. O acúmulo excessivo de placa, propiciado por uma higiene bucal deficiente, pode levar à inflamação da gengiva (gengivite) e caso esse quadro não seja tratado corretamente pode haver a evolução da inflamação para o osso e fibras periodontais (periodontite).
A ocorrência de sangramento gengival ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental é um indicativo da presença de inflamação na gengiva ao redor dos dentes. A presença de pus nas gengivas, aumento da mobilidade dos dentes, mudança de posição dos dentes, mau hálito, ocorrência de dor ou aumento de volume na gengiva podem estar presentes nos quadros de inflamação das estruturas periodontais.
A especialidade periodontia acompanhou a evolução das outras áreas e incluiu-se como uma especialidade da odontologia preocupada, além da saúde do paciente, com a sua estética. Dessa forma, a plástica periodontal chega para tratar da estética dos pacientes relacionada às suas gengivas, ao sorriso do paciente, preocupando-se não somente com os dentes, forma e cor dos mesmos, mas da gengiva, que aparece tanto ou, às vezes, até mais que os próprios dentes.
Especialidade periodontia, aplicações cirúrgicas.
Além dos aspectos clínicos, a Especialidade periodontia também tem uma grande aplicação cirúrgica. As cirurgias especialidade periodontias podem ter caráter preventivo, curativo ou servir de base para procedimentos posteriores, sendo nesse caso, bastante solicitadas por profissionais de outras áreas odontológicas, como prótese, dentística e endodontia (canal). Vale salientar que para a realização desses procedimentos o paciente não deve ser portador de doença periodontal ou essa deve estar sob rigoroso controle.
Podem ser realizados diversos tipos de cirurgias periodontais, dentre elas destacam-se:
- Cirurgias Estéticas - Plásticas gengivais, enxertos gengivais, etc.;
- Cirurgias Pré-Protéticas - Realizadas para melhor adaptação de futuras próteses;
- Cirurgias Prévias a Restaurações - Para expor toda a cavidade a ser obturada;
- Cirurgia de Cunha Distal - Remoção do capuz de gengiva que recobre os últimos dentes.
Doenças relacionadas a especialidade periodontia: Diabetes
Milhões de pessoas sofrem de diabetes. Com uma higienização bucal adequada e um controle do nível de glicose, muitos pacientes diabéticos conseguem manter a boca sadia. As pessoas com diabetes, em especial aquelas cujos níveis de glicose (açúcar) não são devidamente controlados, são muito propensas a desenvolver doenças nas gengivas e perder os dentes. Como toda infecção, a gengivite pode provocar aumento no nível de açúcar e tornar o diabetes uma doença mais difícil de controlar.