Enxerto de gengiva recuperação
O alinhamento das gengivas através da cirurgia plástica de enxerto de gengiva recuperação pode ser a etapa mais importante a diversos tratamentos estéticos em odontologia. É graças a este sofisticado procedimento que laminados cerâmicos ou próteses dentárias fixas em porcelana alcançam elevados níveis de harmonia essencial para indivíduos exigentes com os resultados de tratamentos estéticos de impacto.
A utilização de enxertos teciduais é parte importante em tratamentos que vão desde o recobrimento de raiz dentária exposta por retração gengival até a recuperação anatômica de perdas ósseas pós perdas dentárias, fraturas de raízes ou infecções endodônticas tratamento de canal. Apesar de comum, é preciso estar atento a algumas características do procedimento de enxerto de gengiva recuperação principalmente com relação ao tempo de recuperação.
Indicações mostram a importância da técnica.
A cirurgia plástica gengival engloba uma série de técnicas como, gengivoplastia e gengivectomia são as principais delas que podem utilizar enxertos teciduais para otimizar o resultado estéticos através do aumento de espessura e extensão, mudança de biótipo ou estabilização posicional no tratamento da recessão gengival. Conheça as principais indicações destas técnicas que podem ser essenciais à harmonização do seu sorriso:
- Retração gengival severa (raiz dentária exposta) em um ou mais dentes;
- Tratamento da sensibilidade dental por recessão das gengivas;
- Recuperação estética de gengiva escurecida pelo metal de implantes dentários e próteses dentárias;
- Nivelamento gengival em áreas com perdas dentárias antigas;
- Nivelamento gengival em áreas com perdas ósseas por fraturas e infecções endodônticas;
Enxerto de gengiva recuperação e tempo
O tempo de enxerto de gengiva recuperação da cirurgia com enxerto gengival depende de vários fatores. Extensão e localização do tecido enxertado, os dois mais importantes, dão a medida das restrições no pós-operatório do tratamento. Além deles, condições como biótipo gengival, gengivas finas trazem desafios à técnica e tipo de arcada dentária também implicam nas taxas de sucesso e cuidados nas terapias cirúrgicas com tecidos enxertados.
A ausências de sinais pós-cirúrgicos como alterações de cor, edemas e cicatrizes cirúrgicas são praticamente invisíveis passados 30 dias do procedimento. Entretanto, diferente da cirurgia para retração sem uso de enxerto de gengiva recuperação, tecidos enxertados podem exigir até 120 dias de espera para que a nova arquitetura tecidual esteja estabilizada em forma e volume tempo o qual deve-se esperar para dar início, por exemplo, a procedimentos com laminados cerâmicos.