Enxerto de gengiva
Caso algum dia você perceba que alguns dentes começaram a parecer maiores ou passaram a ser sensíveis demais a alimentos quentes e frios, pode ser porque sua gengiva esteja retraída e uma parte da raiz de seu dente esteja exposta. Retração de gengiva ocorre gradualmente, e pode chegar de mansinho. Se for o caso, um enxerto de gengiva pode ajudar a evitar uma perda mais grave de tecido da gengiva.
Doenças Periodontais são a causa mais comum de recessão gengival. Além disso, uma higiene bucal inadequada, predisposição genética, alterações hormonais, diabetes e outras doenças podem aumentar o risco de infecção inicial na gengiva. No entanto, o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relata que fumantes são quatro vezes mais propensos a desenvolver a doença de gengiva em comparação aos não fumantes. A maioria dos tipos de produtos derivados do tabaco pode aumentar este risco.
Outras razões prováveis de uma retração gengival incluem: escovação agressiva ou imprópria, força extrema exercida em seus dentes causada pelo hábito de ranger e, ocasionalmente, forças incomuns provocadas por dentes desalinhados. É também bom manter em mente que piercings na língua e lábio podem criar atrito, irritar e empurrar o tecido da gengiva.
Tratamento para a retração da gengiva
Quando a retração gengival é causada por acúmulo de placa bacteriana e doença periodontal, a Associação Americana de Odontologia (AAO) recomenda uma limpeza profissional como um primeiro passo para impedir a progressão da recessão. Também conhecida como raspagem e aplanamento radicular, este procedimento remove placa bacteriana e tártaro (cálculos dentais) da superfície de seus dentes, ajudando na cicatrização de sua gengiva e prevenindo a progressão da retração.
Se o seu caso for mais severo, no entanto, o dentista poderá considerar a cirurgia de enxerto de gengiva. A intervenção não só repara a área danificada, mas também ajuda a prevenir uma possível infecção.
Tipos de enxerto de gengiva:
- Enxerto de tecido conjuntivo: é o procedimento de enxerto mais comum, utilizado para tratar uma ou mais áreas retraídas. Neste caso, um pedacinho de tecido conjuntivo (subepitelial) é retirado do céu de sua boca e então costurado sobre a área da raiz exposta;
- Enxerto de gengiva livre: é semelhante ao enxerto de tecido conjuntivo, porém retirando uma camada mais superficial da gengiva na região do céu da boca;
- Enxertos pediculados: usam tecidos adjacentes ao dente que necessita de reparação.
Além de parar o processo de retração da gengiva e perda óssea, enxertos gengivais podem reduzir a sensibilidade do dente (especialmente a alimentos quentes e frios) e proteger as raízes dos dentes contra o desenvolvimento de cárie. Enxerto de gengiva pode ajudar a trazer uma melhor harmonia ao sorriso, dando-lhe o benefício de poder sorrir e falar sem se sentir inseguro sobre a aparência de seus dentes.