Doenças dentárias periodontite
As doenças dentárias periodontite normalmente surgem por conta do acúmulo de tártaro que se forma a partir das placas bacterianas, reflexo de uma higiene bucal incorreta e da ausência nas visitas ao dentista. Por isso é tão importante aprender a utilizar todas as ferramentas para os problemas periodontais, como a escova e o fio dental. Ir ao odontologista é um compromisso que não pode sair da sua agenda. Marque uma consulta regularmente, de acordo com sua saúde bucal.
Saiba os sintomas das doenças dentárias periodontite
É complicado notar o surgimento dos primeiros sintomas das doenças dentárias periodontite por ser uma doença muito silenciosa, mas existem alguns sinais que podem ser percebidos. Sangramento na gengiva e a perda óssea, com retração gengival. Por isso, ao notar algum sangramento durante a higiene bucal ou que sua gengiva está diminuindo, fazendo com que o dente fique mais exposto, procure um odontologista ou Técnico em Saúde Bucal para identificar o problema.
Além de levar à perda dos elementos dentários e, consequentemente, prejudicar a mastigação, fala e estética do sorriso, sabe-se que a doença periodontal está ligada aos seguintes riscos:
- Desenvolvimento de problemas de saúde, como dificuldade do controle sistêmico em pacientes com diabetes;
- Complicações durante a gravidez, como parto prematuro;
- Doenças cardíacas, como infarto do miocárdio e aterosclerose;
- Outras doenças e infecções.
Causas e Tratamento das doenças dentárias periodontite
A gengivite se desencadeia pelo uso inadequado da escova de dente e do fio dental, fazendo com que a placa bacteriana não seja removida por completo dos dentes e fazendo com que ela se desloque para a gengiva. Se essa placa não for retirada dentro de 72 horas, ela se cristaliza formando o já conhecido tártaro, sendo então só possível a remoção, com um profissional da saúde dos dentes e da boca.
Mulheres grávidas, garotas na puberdade e alguns medicamentos também podem ser um fator de desencadeamento dessa doença. Em estado inicial, o tratamento é simplesmente fazer a higiene bucal diariamente e procurar fazê-la da maneira correta, evitando o acúmulo de bactérias, em casos mais graves de formação de tártaro, procurar um dentista é a melhor e única saída.
Lembrando que, apesar de todas essas doenças terem suas causas baseadas em maus hábitos na higiene, pessoas com baixa imunidade e outras doenças também podem vir a causar tais problemas bucais, como doenças dentárias periodontite.