Doença periodontal tem cura?
A doença periodontal tem cura geralmente é indolor e você pode não saber que tem um problema até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos. A boa notícia é que as doenças periodontais podem frequentemente ser tratadas nos estágios iniciais com raspagem e alisamento radicular. Durante um exame clínico, o dentista examina suas gengivas para verificação de problemas periodontais. Um instrumento chamado de sonda periodontal é usado para medir delicadamente a profundidade dos espaços entre seus dentes e gengivas.
Em caso de diagnóstico de doença periodontal tem cura, seu dentista pode realizar o tratamento ou pode encaminhá-lo para um periodontista, que é um dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais. O tratamento geralmente depende do grau de progressão da doença e da resposta do seu corpo à terapia.
Raspagem e alisamento é um método de tratamento da doença periodontal tem cura usado quando as bolsas são maiores do que 2 mm. A raspagem é usada pra remover a placa e o tártaro ou cálculos dentários que estão abaixo da linha da gengiva. Um anestésico local pode ser aplicado para reduzir o desconforto.
- Diabetes;
- Doença cardíaca;
- Placa e tártaro.
Tratamento da doença periodontal tem cura!
Os principais objetivos do tratamento da periodontite são reduzir a inflamação, eliminar os bolsos (se houver) e tratar as causas subjacentes. Superfícies ásperas dos dentes ou aparelhos odontológicos devem ser reparados se houver suspeita de que estejam facilitando a ocorrência da periodontite. Causas subjacentes à doenças e outros distúrbios possivelmente envolvidos devem ser tratados.
É importante fazer a limpeza dos dentes cuidadosamente. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para remover o acúmulo de placa e tártaro dos dentes. A higiene oral rotineira, meticulosa e caseira é necessária após a limpeza dentária profissional para impedir mais destruição. O dentista demonstrará melhores técnicas de escovação e ensinará o uso correto do fio dental. Recomenda-se que os pacientes com periodontite façam limpeza dentária profissional mais de duas vezes por ano.
Então a doença periodontal tem cura realmente?
Algumas pessoas acham desconfortável o processo de remoção de placa dentária das gengivas inflamadas. Os sangramentos e o inchaço das gengivas devem desaparecer dentro de uma ou duas semanas após o início do tratamento, fazendo com elas voltem a ter aspecto saudável. O paciente deve manter uma higiene oral cuidadosa por toda a vida, caso contrário, a periodontite pode reaparecer.