Doença periodontal avançada
A periodontite ou doença periodontal avançada, popularmente conhecida como piorreia, é uma infeção bacteriana que envolve o periodonto (tecidos de suporte dos dentes). É uma patologia oral bastante frequente. Cerca de 50% dos adultos apresentam problemas periodontais.
Trata-se de um processo infecioso da gengiva que também atinge os tecidos de suporte como o osso e o ligamento periodontal. Na base desta doença estão certos microrganismos associados à presença de placa bacteriana.
Na periodontite podemos observar perda óssea e a gengiva desce e a raiz do dente fica exposta, fazendo assim que ela sangre com frequência. Entre a raiz e o osso podem desenvolver-se bolsas periodontais que permitem uma acrescida acumulação de tártaro e alimentos/microrganismos. A existência deste espaço pode desencadear o surgimento de abcessos periodontais.
O primeiro estágio da doença periodontal avançada é a gengivite, caracterizando-se por uma inflamação das gengivas. A evolução e prognóstico da doença dependem de diversos fatores. Veja mais informação em evolução da doença periodontal avançada.
Na doença periodontal avançada, o tratamento deve ser efetuado de acordo com as causas subjacentes e do estágio da doença periodontal avançada. Se não tratada, a periodontite evolui e pode ter consequências muito graves, incluindo a perda de dentes. Veja mais informação em como tratar a periodontite, para saber tudo sobre como prevenir e tratar a doença.
Periodontite, suas causas
As causas para a periodontite estão na maioria dos casos relacionadas com uma deficiente higiene oral. Não escovar ou lavar os dentes, ou não o efetuar de uma forma correta, permite que placa bacteriana na zona da gengiva junto aos dentes se acumule. Surge uma camada inicialmente incolor, mas que se vai tornando com o tempo amarelada ou esbranquiçada.
Se esta camada não for removida irá provocar a inflamação das gengivas, e formar tártaro que, por sua vez, se não for tratada, evoluirá para a doença periodontal avançada ou periodontite.
De entre os vários sinais e sintomas que podem evidenciar a presença de periodontite, podemos enumerar os seguintes:
- Mau hálito intenso;
- Gengiva muito vermelha ou avermelhada ou até arroxeada;
- Gengiva inchada, dura ou tumefacta;
- Gengiva retraída ou os dentes descarnados;
- Gengiva descolada dos dentes;
- Sangramento gengival ao pequeno toque, ou mesmo de forma espontânea;
- Dor nas gengivas, muito sensíveis ao toque.
A periodontite é contagiosa?
Não pode-se afirmar que a doença periodontal avançada é contagiosa ou transmissível, isto é, não se pode dizer categoricamente que a periodontite se “pega” ou “passa” através do beijo, por exemplo. Ainda que possa existir obviamente passagem de bactérias através da saliva, terá que haver também uma predisposição relacionada com a falta de higiene do hospedeiro para que possa ocorrer um estado de periodontite. Contudo, existe naturalmente um risco acrescido de desenvolver periodontite nestes casos.