Doença periodontal
A doença periodontal, popularmente conhecida como piorreia, é uma doença infecciosa e bacteriana. Trata-se de uma patologia oral que atinge metade dos adultos, ou seja, neste exato momento, cerca de 50% dos adultos apresenta algum problema periodontal, seja ele de leve, médio ou de alto grau.
Esta doença é a fase progressiva da gengivite, que por sua vez é a inflamação gengival. A diferença entre ambas é que a doença periodontal se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. Ela evolui a partir do tártaro, que por sua vez se origina do armazenamento da placa bacteriana.
As consequências da doença periodontal vão além da estética facial. A doença periodontal é uma doença comum, porém grave, que pode levar a perda dos dentes devido a fragilidade óssea ocasionada na mandíbula.
Como o tártaro se acumula na gengiva?
Existe uma mistura de proteínas e outros componentes que habitam tranquilamente nossa boca. Naturalmente, eles formam entre o dente e gengiva uma camada viscosa, nomeada como película adquirida. As bactérias nocivas que ali se implantam aproveitam de sua comodidade e passam a se alimentar dos restos de comida que se acumulam ali.
O armazenamento de restos atrai novas bactérias e estimula a reprodução das que já estão presentes, fazendo com que a proliferação se torne maior. Até esta etapa, uma escovação adequada pode pôr fim ao problema, mas depois de 12 horas sem escovar os dentes, este tártaro começa a se mineralizar (endurecer), e apenas o dentista conseguirá extraí-lo.
Transmissão da doença periodontal
Ainda não existe nenhum estudo que confirme, de maneira efetiva, que a doença periodontal é transmissível oralmente. No entanto, os estudos sugerem que as bactérias causadoras da doença podem ser transmitidas através da saliva, especialmente entre as pessoas que são geneticamente suscetíveis à doença periodontal. Apesar disso, basta possuir uma boa higiene bucal que a doença é facilmente evitada.
Os mais propensos a desenvolverem a doença são:
- Portadores de diabetes;
- Fumantes;
- Indivíduos que possuem uma má higienização bucal;
- Pessoas geneticamente suscetíveis às bactérias;
- Portadores de HIV/AIDS;
- Gestantes;
- Adolescentes;
- Desnutridos;
- Pessoas no tratamento de câncer;
- Depressivos;
Doença periodontal tem cura?
Doença periodontal é incurável, mas possui tratamento efetivo, caso não tenha chegado a um grau muito avançado. Explicando de maneira mais abrangente: a doença periodontal é causada pela bactéria do tártaro, como já mencionado aqui. No entanto, ela é crônica. Isto significa que a pessoa pode estar sem os sinais da doença, mas ela não sai completamente do seu organismo. Por isso, é necessário o tratamento para toda a vida.