Dentista que cuida da gengiva
Um dentista que cuida da gengiva é um especialista em doença periodontal. Doença periodontal é uma infecção bacteriana grave que afeta o tecido da gengiva e estrutura óssea dos dentes, causando inflamação, vermelhidão, inchaço e perda óssea ao redor dos dentes. A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes na boca.
O dentista que cuida da gengiva ou também conhecida como gengivite, é a inflamação da margem gengival que pode progredir e afetar os ossos que permeiam e suportam os dentes. As três etapas de gengivite da menos severa até a mais severa são: gengivite, periodontite e periodontite avançada.
Progressão da doença periodontal?
A doença periodontal começa com as bactérias presentes na boca que se acumulam ao redor dos dentes. As bactérias acumulam-se e multiplicam-se, formando uma película biológica chamada placa bacteriana. Se essa placa não for retirada, o tecido gengival adjacente pode inflamar-se, resultando no desenvolvimento da gengivite. A gengivite pode ser tratada e revertida com o uso diário do fio dental e de pelo menos três escovações por dia com um creme dental com flúor.
A placa bacteriana e os resíduos alimentares são removidos por meio de práticas de higiene bucal para limpar a superfície dos dentes e eliminar a placa bacteriana na linha da gengiva. Contudo, se a placa bacteriana e os resíduos alimentares não forem removidos, a gengivite pode agravar-se. O tecido gengival inflama-se ainda mais e pode ocorrer sangramento e a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva, que propicia o desenvolvimento da doença periodontal.
Sinais e sintomas:
- Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento;
- Gengiva que recua ou se afasta do dente;
- Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
- Dentes soltos;
- Pus visível em torno dos dentes e gengiva.
A gengivite pode não apresentar dor, então é importante ficar atento a qualquer um dos outros sintomas. Caso eles apareçam com frequência, é necessário agendar uma consulta com um dentista que cuida da gengiva.
Como tratar a gengivite?
O primeiro passo é sempre um consulta com o dentista que cuida da gengiva, já os primeiros estágios da gengivite podem ser revertidos através de uma boa higienização bucal, a fim de remover toda a placa que está causando a inflamação da gengiva e normalmente faz-se necessária a visita a um profissional para que ele possa remover a placa que se formou e endureceu, ou seja, o tártaro. Com a limpeza adequada e a raspagem o dentista conseguirá retirar remover o tártaro que ficou agarrado acima e abaixo da linha da gengiva.
Em casos mais complicados, o dentista que cuida da gengiva realizará procedimentos para suavizar as irregularidades e prescreverá um tratamento e acompanhamento no consultório odontológico.