Dentista periodontia
Mais do que o cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção das características e do funcionamento correto de outras estruturas, em especial a gengiva, esse é a especialidade de um dentista periodontia. Se você já se perguntou o que é periodontia, saiba que é justamente a série de tratamentos que visam a corrigir os problemas dessa região.
A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com essa parte da boca são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias, sendo fundamental poder contar com um dentista periodontia, para que nada de errado ocorra com sua boca.
O que é a doença periodontal?
A doença periodontal consiste no conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que os sustentam, incluindo a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, eles são causados por uma falha na higienização bucal, com risco aumentado para pacientes fumantes e diabéticos.
Os casos mais leves e iniciais podem até regredir sem a intervenção do dentista periodontia se o paciente adotar alguns cuidados extras durante a escovação. Contudo, a doença gengival é uma condição que não deve ser menosprezada, pois ela pode levar à perda dos dentes e oferecer ameaças à saúde como um todo, aumentando o risco de problemas sérios como a infecção das válvulas do coração.
Quais são os sinais de inflamação da gengiva?
- Sangramento;
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Presença de tártaro;
- Mau hálito;
- Presença de pus;
- Dor (mais raro).
Conheça a periodontite!
Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para a periodontite. Nessa fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos, o que pode provocar a perda dos dentes, necessitando de um dentista periodontia especialista.
Isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Se a condição não for tratada, os dentes começam a ficar moles, correndo o risco de queda, e a infecção pode atingir outros tecidos, como os ossos envolvidos na arcada dentária.
Uma das complicações mais graves para o dentista periodontia é a endocardite, que acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e causa uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma condição bastante séria e que pode ser fatal. Por isso, é sempre importante o paciente levar sua saúde bucal a séria, mantendo uma rotina junto ao dentista periodontia.