Dentista especialista em periodontia
O dentista especialista em periodontia é a especialidade Médico-Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes: Gengiva, Osso Alveolar e o Ligamento Periodontal (fibras que unem o dente ao osso).
As doenças periodontais mais comuns são a Gengivite (inflamação da gengiva) e a Periodontite (inflamação que leva a perda de osso e gengiva). Existe uma prevalência elevada destas doenças na população, daí ser fundamental a observação periódica por um profissional dentista especialista em periodontia de saúde oral para um diagnóstico precoce da doença periodontal. A Periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos.
Nesta fase da doença periodontal, a placa bacteriana acumulada mesmo abaixo da linha da gengiva, não só inflama a gengiva como destrói as fibras e o osso que suportam os dentes, levando a uma perda dos tecidos de suporte do dente. O dentista especialista em periodontia considera a doença silenciosa por não provocar dor, apenas num estado mais avançado há sintomatologia. A Periodontite é uma doença irreversível, uma vez que a gengiva e o osso perdido não serão recuperáveis.
Qual a causa das Doença Periodontais?
Existem vários fatores preponderantes na evolução das doenças periodontais: a genética (hereditariedade), os hábitos tabágicos e a diabetes. No entanto, a principal causa das doenças periodontais são as bactérias da placa bacteriana, estas produzem toxinas que provocam inflamação dos tecidos de suporte dos dentes.
Alguns sinais da doença, para procurar um dentista especialista em periodontia:
- Sangramento gengival;
- Mau hálito;
- Mobilidade dentária;
- Retração gengival;
- Inflamação gengival;
- Presença de exsudato (pus) entre a gengiva e o dente.
Como tratar a Periodontite?
O tratamento da Periodontite passa sempre pela remoção da placa bacteriana e do tártaro aderido à superfície dos dentes, acima e abaixo da linha da gengiva, por um dentista especialista em periodontia. Na maioria dos casos há a necessidade de realizar uma raspagem e alisamento radicular dos dentes afetados.
Podendo também recorrer às técnicas mais recentes, como a utilização de Laser destinado à desinfeção e melhorar a cicatrização. O dentista especialista em periodontia irá sempre indicar quais os métodos e meios de remoção da placa bacteriana mais adequados a cada doente, assim como o dentífrico e o elixir a utilizar nesta fase de tratamento. A colaboração do doente é fundamental para o sucesso do tratamento.